Diocese celebra ordenação diaconal de Edson Jr.
A manhã do último sábado, 20 de junho, foi marcada por intensa emoção e significado para a Diocese de Jundiaí. Na Catedral Nossa Senhora do Desterro, presbíteros, diáconos, religiosos(as), seminaristas e fiéis vindos de diversas comunidades paroquiais, o seminarista Edson Cardoso das Chagas Júnior Jr., de 26 anos, foi ordenado diácono transitório em uma celebração presidida por Dom Arnaldo Carvalheiro Neto.

A celebração, cuidadosamente preparada e vivida em clima de profunda espiritualidade, foi testemunho de fé e comunhão eclesial diante de um passo decisivo na caminhada vocacional do jovem Edson.
Filho da comunidade paroquial Jesus de Nazaré, em Cabreúva — berço de sua vocação e lugar onde recebeu os primeiros incentivos para seguir o chamado de Deus —, Edson contou com o acompanhamento, a oração e o apoio constante de sua comunidade.
Depois dos ritos iniciais e da liturgia da Palavra, iniciou-se o rito de ordenação, momento central da celebração. O reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Desterro, Pe. Paulo Eduardo Ferreira de Souza, apresentou o candidato ao bispo, afirmando que Edson foi julgado digno de receber o primeiro grau da Ordem. Em consonância com a tradição da Igreja, Dom Arnaldo manifestou seu consentimento e deu início aos gestos solenes que compõem o rito diaconal.
Em sua homilia, Dom Arnaldo lembrou que o diaconato é essencialmente um ministério de serviço, inspirado na figura de Cristo, que veio para servir e não para ser servido. “O diaconato é o transbordamento do amor de Cristo. O diácono é chamado a ser a presença real e visível do Cristo servo, a ser modelo de amor e de serviço!”, disse.
Diante da assembleia Edson confirmou publicamente sobre a sua disposição de assumir os encargos do ministério, incluindo o celibato, o serviço à Igreja e a obediência. Em seguida, Dom Arnaldo impôs as mãos sobre sua cabeça e pronunciou a prece de ordenação, por meio da qual lhe foi conferido o ministério diaconal.

Ao prostrar-se diante do altar, enquanto a assembleia entoava a Ladainha de Todos os Santos, Edson expressou sua humildade, confiança e total entrega à vontade de Deus. A prostração simboliza uma “morte para o mundo” e um renascimento como ministro ordenado, acolhido pela Igreja.

Já ordenado diácono, foi revestido com a estola e a dalmática, paramentos próprios de sua nova missão na Igreja, e recebeu das mãos do bispo o Livro dos Evangelhos, sinal da missão que agora assume: anunciar, proclamar e testemunhar a Palavra de Deus com a própria vida, onde quer que seja enviado.
Ao término da celebração, já como diácono, Edson dirigiu palavras de profunda gratidão à assembleia. Recordou padres, professores, colegas e comunidades que participaram de sua formação, agradeceu o apoio dos bispos e da família que o acompanharam ao longo da caminhada.
Em clima de alegria e gratidão, a assembleia entoou o Hino à Padroeira Nossa Senhora do Desterro, renovando na Diocese a esperança suscitada pelas vocações e a certeza de que Deus continua chamando e enviando operários para a sua messe, agora também por meio da missão que o novo diácono assumirá na Diocese de Roraima, a partir do mês de julho.
Fotos: PASCOM Paróquia Santa Ana


