Festa em louvor a Nossa Senhora da Candelária reuniu centenas de fiéis
Na manhã do dia 2 de fevereiro, dia dedicado à padroeira de Itu Nossa Senhora da Candelária, aconteceu na Igreja matriz celebração eucarística, presidida pelo vigário geral da Diocese padre Joaquim Wladimir Lopes Dias e concelebrada por monsenhor Durval de Almeida, pároco da Candelária, párocos das 10 paróquias da cidade (Região Pastoral VII) e padres ituanos que atuam em outras dioceses.
A celebração teve início na porta de entrada de Igreja, onde o presidente da celebração abençoou as velas e em seguida, aconteceu a procissão das velas, que percorreu o redor da praça padre Miguel.
Durante a homilia, padre Wladimir, destacou a importância da família na construção de uma sociedade justa, pois de acordo com as palavras do sacerdote, na família que se desenvolve os valores que contribuirão na formação humana das pessoas. “Hoje nos é apresentado um modelo de família descartável, sem valores. Mas Maria nos apresenta Jesus, o modelo que devemos seguir e a partir de então construir a família segundo o plano de Deus, com valores cristãos,” destacou o vigário geral.
Após a distribuição da sagrada comunhão, os sacerdotes e a assembleia rezaram a oração em louvor a Nossa Senhora da Candelária e enquanto o coral entoava o hino à padroeira, o presidente da celebração incensou a imagem da santa.
Participaram da missa o prefeito Herculano Júnior, a deputada estadual Rita Passos, o prefeito da cidade de Salto, Geraldo Garcia, além de vereadores e secretários municipais e demais autoridades de Itu.
Após a missa, houve na Praça Padre Miguel, o tradicional corte e distribuição do bolo de aniversário da cidade de Itu que completou 401 anos, terminando com uma grande queima de fogos. A festa prosseguiu durante a tarde, na Praça do Carmo, com inúmeros shows.
Procissão
Às 19h, aconteceu a celebração festiva em louvor a Nossa Senhora da Candelária, que foi presidida pelo padre Cícero Charles dos Santos SDS, diretor da escola Divino Salvador em Itu e concelebrada por Monsenhor Durval, padre Alexandre Ferreira, vigário paroquial da Candelária, Dom Evandro, padre Beneditino e Frei Antônio Silvio da Costa OC, prior do Convento do Carmo.
Em seguida, a procissão luminosa percorreu as ruas do centro, demonstrando a fé do povo ituano na virgem da Candelária e na Igreja.
Ao retornar, Monsenhor Durval acolheu os fiéis e devotos, em seguida, as catequistas e crianças da Paróquia Senhor do Horto e São Lázaro realizaram a coroação de Nossa Senhora da Candelária.
Concluindo a festa, Frei Silvio realizou a pregação destacando que Cristo deve ser a luz na vida dos cristãos. “Precisamos ter a luz de Nossa Senhora em nossas vidas, mas não apenas a luz que ela carrega do lado direito, pois está é apenas uma luz física. Devemos ter em nossos corações, aquela luz que ela carrega do lado esquerdo, que é Jesus Cristo. Somente quando tivermos verdadeiramente essa luz em nossos corações, é que teremos Cristo em nossas vidas,” concluiu Frei Silvo.
Colaboração: Tadeu Italiani








