dom_vicente_siteO Bispo Diocesano de Jundiaí, Dom Vicente Costa confirmou hoje sua participação na  20ª edição do Curso dos Bispos, que acontece na próxima semana, de 31 de janeiro a 3 de fevereiro, no Rio de Janeiro.

O encontro que está sendo preparado pela Arquidiocese do Rio de Janeiro vai acontecer  no Centro de Estudos, no Sumaré.

Entre os conferencistas estão o Patriarca de Veneza, na Itália, Cardeal Angelo Scola; o Bispo de Ratisbona, na Alemanha, Dom Gebhard Müller; monsenhor Gabriel Müller, de Madri; e o Arcebispo emérito de São Paulo, Cardeal Dom Claudio Hummes.

A 20ª edição do curso terá como tema central os 50 anos do Concílio Vaticano II. “O objetivo é levantar aspectos essenciais do Concílio, sua doutrina, as transformações e a reação da Igreja”, explicou o Bispo Auxiliar Emérito do Rio de Janeiro, Dom Karl Romer,  religioso organizador do evento.

Segundo o prelado, trata-se de um tema essencial, pois faz exatos 50 anos que o então Papa da época, João XXIII, convocou a reunião, que só aconteceria efetivamente um ano depois. De fato, explicou Dom Romer, o jubileu do Concílio será comemorado em 2012, “mas nós já estamos nos preparando para a data”, comentou.

Dom Romer destacou também o caráter de atualidade do Concílio Vaticano II. Conforme o bispo, apesar ter sido convocada há cinco décadas, o evento se mantém presente na vida de Igreja, porque se trata da reflexão da Igreja sobre si mesma e sobre a atuação no mundo. “A Igreja é a luz dos povos e ela deve ser o reflexo de Jesus Cristo”, afirmou.

O evento nasceu na década 1990, a partir de uma proposta do então cardeal Joseph Ratzinger, de dar aos bispos uma visão problemática do mundo atual, gerando debates e reflexões sobre como tornar presente o anúncio da fé em Deus.