João Paulo II vai ser beatificado no próximo domingo, 1º de maio, mas as cerimônias devem se prolongar por três dias.
As celebrações vão acontecer dentro e fora do Vaticano, culminando com o rito presidido por Bento XVI, na Praça de São Pedro.
O Papa Bento XVI vai presidir, por norma, às cerimônias de canonização (proclamação de um novo santo).
No dia 29 de abril, o corpo de João Paulo II vai ser trasladado para junto do túmulo de São Pedro, considerado o primeiro Papa da Igreja Católica, nas grutas do Vaticano, passando para o altar da confissão, dentro da basílica, onde vai ser exposto aos fiéis, depois da conclusão do rito de beatificação.
O programa completo das celebrações ligadas à beatificação inicia-se no dia 30 de abril com uma vigília ao ar livre, no Circo Máximo de Roma, momento em que haverá uma ligação direta com cinco locais de culto dedicados à Virgem Maria, em todo o mundo, incluindo o santuário de Fátima.
A missa da beatificação será na praça de São Pedro, a partir das 10h.
O anúncio do nome de João Paulo II como novo beato vai acontecer pouco depois do início da missa, numa cerimônia que inclui a apresentação do pedido formal de beatificação pelo cardeal Agostino Vallini, vigário-geral do Papa para a Diocese de Roma.
Segue-se a leitura da biografia de João Paulo II e a fórmula recitada por Bento XVI, na qual se faz o anúncio da data da festa litúrgica, concluindo-se com o descerramento do retrato do novo beato e colocação das relíquias junto ao altar.
O Vaticano escolheu o dia 22 de outubro para a celebração da memória litúrgica do futuro beato, data da missa de início do pontificado do Papa João Paulo II, e vai permitir que, no primeiro ano após a beatificação, seja possível celebrar uma “missa de agradecimento a Deus” em locais e dias “significativos”, por decisão de cada Bispo diocesano.
Na segunda-feira, 2 de maio, na Praça de São Pedro, às 10h30, será celebrada uma Eucaristia em honra do novo beato presidida pelo cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano.
A sepultura dos restos mortais de João Paulo II no andar principal da basílica vai ser feita de forma privada, no mesmo dia 2, na capela de São Sebastião, localizada na nave da basílica do Vaticano, junto da famosa 'Pietà' de Miguel Ângelo.
A beatificação foi anunciada a 14 de janeiro, depois da publicação do decreto que comprovava um milagre atribuído à intercessão de João Paulo II, Karol Wojtyla (1920-2005), relativo à cura da religiosa francesa Marie Simon-Pierre, que sofria da doença de Parkinson.
O Vaticano lançou uma página oficial na rede social Facebook (www.facebook.com/vatican.johnpaul2) para esta beatificação, através da sua Rádio e Centro Televisivo, estendendo-se ao canal de partilha de vídeos Youtube (www.youtube.com.giovannipaoloii).
Fonte: agencia.ecclesia.pt








