Construindo a unidade

Jussane Cristina 18 de maio de 2017 0

 

“Reconciliação: é o amor de Cristo que nos move – Celebração do 500° Aniversário da Reforma” será o tema da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2017 (SOUC). O evento ocorrerá de 28 de maio a 3 de junho e buscará refletir sobre a unidade cristã e o diálogo entre as religiões. Baseado em 2 Coríntios, Capítulo 5, versículos 14 a 20, o tema também faz alusão aos 500 anos da Reforma Protestante e foi sugerido pelo Conselho de Igrejas na Alemanha (ACK), a convite do Conselho Mundial de Igrejas.

Na Diocese de Jundiaí, haverá atividades em todas as paróquias. E em Jundiaí, nos dias 31 de maio e 1º de junho, acontece o Encontro de Cristãos em busca da Unidade e da Santidade. Nesses dias, o Bispo Diocesano, Dom Vicente Costa, e padres do clero diocesano se reúnem para momentos de louvor e oração com pastores de várias denominações religiosas, membros do Conselho de Pastores de Jundiaí (CONPAS). Dia 31, às 19h30, o evento será na Igreja Matriz da Paróquia Nova Jerusalém, na Rua Dom Roberto Pinarello de Almeida, 115, Vila Della Piazza, Jundiaí. E no dia 1º de Junho, também às 19h30, Bispo, padres e pastores se reúnem na Igreja Quadrangular de Jundiaí, na Rua Barão do Rio Branco, 187, Vila Santa Rosa, Jundiaí.

Todos são convidados!

Os encontros entre Dom Vicente e pastores, que acontecem a cada dois meses, têm por premissa a promoção do diálogo ecumênico e a unidade cristã na Diocese de Jundiaí. As reuniões contam com momentos de reflexão, partilha e oração para renovação da fé e fortalecimento da união entre as religiões.

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

 Promovida mundialmente pelo Conselho Pontífice para Unidade dos Cristãos (CPUC) e pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI), a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) acontece em períodos diferentes nos dois hemisférios.

No hemisfério norte, o período tradicional para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC) acontece no mês de janeiro.

No hemisfério Sul, por sua vez, as Igrejas geralmente celebram a Semana de Oração no período de Pentecostes. No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) lidera e coordena as iniciativas para a celebração da Semana em diversos estados.

O Conic foi fundado em 1982, com participação de membros das igrejas Católica Apostólica Romana, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Anglicana do Brasil (IEAB), Presbiteriana Unida (IPU) e a Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia (ISOA). Tem como missão promover e estimular relações ecumênicas entre Igrejas cristãs e o fortalecimento do testemunho em favor dos Direitos Humanos.

Fonte:conic.org.br

Deixe seu Comentário »